Baço-Pâncreas, Alto-Verão e Dieta

A deficiência de CHI do baço-pâncreas e deficiência de Yang de Baço-Pâncreas, são os padrões de deficiência mais comuns. E a deficiência de Yang é decorência da deficiência de CHI.

Maciocia diz-nos:”o baço-pâncreas é facilmente atacado pela humidade exterior, quer pelas circunstâncias do meio ambiente, viver em zona húmida, pela forma de vida que levamos… o uso excessivo da mente para pensar, estudar, concentrar e memorizar por um longo período de tempo tende a debilitar o baço-pâncreas… uma vez que o baço-pâncreas é encarregado de transformar e transportar os alimentos, a dieta tem um papel importantíssimo nas desarmonias do baço-pâncreas. Diz-se que o baço-pâncreas prefere alimentos quentes e secos… o consumo de alimentos frios obstruirá a função de transporte e transformação do baço-pâncreas, causando alterações na digestão e humidade interna”[1].

A alimentação tem papel importante nas síndromes de baço-pâncreas. E as preocupações e trabalho intelectual excessivo são as outras causas comuns de desequilíbrio.

Vamos discutir a deficiência de CHI do Baço-Pâncreas:

É a desarmonia mais comum e, uma vez que os maus hábitos alimentares, o uso excessivo da mente para estudar e trabalhar, além das preocupações cotidianas, são as condições fundamentais para causar desarmonias neste canal.

A deficiência de CHI do Baço-Pâncreas é também a origem de todas as desarmonias do canal do Baço-Pâncreas.

As principais manifestações de uma deficiência de CHI de Baço-Pâncreas são:

Sintomas:

Anorexia, cansaço, letargia, fraqueza, empanzinamento, distensão abdominal, diarreia, debilidade dos membros, fezes amolecidas e claras, sensação de peso no abdômen que melhora com a pressão.

Sinais:

Palidez, debilidade dos membros,

Língua: pálida com saburra esbranquiçada fina e úmida, com marcas de dentes nas laterais.

Pulso: vazio do Baço-Pâncreas

O consumo exagerado de alimentos frios e crus, uma dieta irregular, pobre em proteínas, consumo excessivo de doces, gorduras, pede que o baço-pâncreas faça bem a sua principal função: transporte e transformação e levar a uma deficiência de CHI do baço-pâncreas.

A tensão mental constante e intensa do cotidiano de estudos excessivos (vestibular, mestrado, produção acadêmica), de trabalho (péssima remuneração, atraso de salários, ritmo e produção excessivas) onde regressamos após uma refeição rápida e muito pouco equilibrada, causa desarmonia do CHI do Baço-Pâncreas.

O MAC Donald sabe bem disso e o Nissin Miojo também. E estão pouco ligando para sua saúde e ainda querem que você “ame tudo isso”! Mas eles são muito bonzinhos, revertem um dia de venda para as criancinhas com câncer, que bonitinho…….

O clima, umidade excessiva, e patologias crónicas podem também desgastar o CHI do Baço-Pâncreas.

Os alimentos fundamentais devem ser doces, neutros ou mornos.

Inicialmente será necessário reequilibrar o canal.

Deve ser estimulado o Vaso Maravilhoso (CHONG MO), tem como ponto de abertura BP4 e ponto de acoplamento CS6) que restaura os padrões iniciais do canal principal do canal do Baço-Pâncreas de cada um. A seguir, tonificar o ponto BP2.

Depois ou se só puder mexer na dieta vamos equilibrar a alimentação.

Reequilíbrio pela dieta:

Os alimentos fundamentais devem ser doces, neutros ou mornos, e preferencialmente amarelos ou alaranjados.

Arroz: doce, neutro. Tonifica o Baço-Pâncreas e harmoniza o Estômago.

Cenoura cozida: doce e neutra. Tonifica o Baço-Pâncreas e harmoniza o Estômago.

Ervilhas: doce e neutra. Tonifica o Baço-Pâncreas e elimina estagnações.

Salsa: doce e morna. Tonifica o CHI do Baço-Pâncreas e Estômago e resolve estagnação,

Pinhões, Nozes, Castanhas e Amêndoas: doce, mornos. Tonificam CHI.

Aveia: doce, morna. Tonifica o CHI

Carne bovina: cozida ou assada.  Morna. Tonifica CHI.

Porco: cozida ou assada. Morna. Tonifica CHI.

Galinha: cozida ou assada. Morna. Tonifica CHI.

Pescada, Sardinha, Camarão, Lula e Mexilhões:  mornos, nunca crus!

Frutas: de preferência cozidos: Pêssego e Figos. Manga e Papaia: doce, neutro, morno,

Devemos evitar os alimentos frios e crus (tomate, pêra, iogurte, açúcar), os farináceos (favorecem a produção de fleuma) e os congelados.

Todos os alimentos do elemento terra, de cor laranja, podem ser incluídos nas refeições, a escolha dos alimentos deverá ter em atenção o equilíbrio necessário dos vários sabores e naturezas e da estação do ano. É importante termos em conta os alimentos próprios de cada estação, pois nada melhor que os ensinamentos da mãe natureza, para conseguirmos restabelecer o equilíbrio.

Por outro lado, se soubermos que estamos equilibrados, deveríamos evitar os alimentos do movimento terra, já que a natureza está no alto-verão nos dando muito CHI do movimento terra. E assim evitar excessos.

Cabe lembrar que se conhecermos bem a Lei dos Cinco Movimentos sempre poderemos neutralizar qualquer alimento, dentro de limites do razoável, com o movimento que o enfraquece.

Exemplo: ácido neutraliza doce; salgado neutraliza amargo; branco neutraliza verde; amarelo neutraliza preto.

Bom apetite e muita saúde.

1-Maciocia, Giovanni, “I fondamenti dela medicina cinese. Editora Elsevier.2007.

Rolar para cima