Alto-Verão e o I CHING

O I Ching, livro das mutações, é o livro mais antigo da cultura chinesa que chegou aos nossos dias.
É a base do conhecimento de toda cultura chinesa e também da Medicina tradicional Chinesa.
Para voces irem se habituando com o pensar chinês vou discutir um Hexagrama do I Ching relacionado ao Alto-Verão.
Vamos estudar o Hexagrama 5. HSU / A ESPERA (nutrição)

Formado por três linha contínuas ou fortes no trigrama inferior ( as 3 linhas inferiores: 1ª, 2ª, 3ª linhas) representa o abismal, água. E por três linhas: a quarta forte, a quinta fraca ou descontinua, e a sexta fraca.

Todos os seres necessitam do alimento que vem do alto. Porém a doação do alimento tem seu tempo próprio, e  por ele se deve esperar. (esperar o baço-pâncreas e estômago estar em alta, como está no alto-verão) O hexagrama mostra as nuvens no ceú trazendo a chuva para alegria de tudo o que cresce e provendo à humanidade com comida e bebida. A chuva virá em seu tempo próprio. Não se pode forçá-la, deve-se esperá-la. A idéia de espera é também sugerida pelos atributos dos dois trigramas: a força no interior e diante dela ,perigo. A força diante do perigo não se precipita, ( ao contrário reflete, ou melhor, medita) mas, ao contrário, é capaz de esperar. A fraqueza diante do perigo torna-se inquieta, e não tem  a paciência para a espera.

        JULGAMENTO  

A ESPERA.

Se voce é sincero, tem a luz e o sucesso.

A perseverança traz boa fortuna.

É favorável atravessar a grande água.

A espera não é uma esperança vazia. Possui a certeza interior de alcançar o seu objetivo. Só essa certeza confere a luz única que conduz ao sucesso. Isso leva à perseverança que traz boa fortuna e provê a força para atravessar  a grande água.( para o I Ching “grande água é qualquer perigo sério)

Alguém se encontra diante de um perigo que deve ser superado. Fraqueza e impacência nada conseguirão. Só o forte pode pode enfrentar seu destino, pois graças à sua segurança interior, ( a Energia Ancestral ou CHI Ancestral é quem pode garantir isto, quando se enfrenta um perigo mobilizada pelos Vasos Maravilhosos ) ele é capaz de resistir. Essa força manifesta-se através de uma incorruptível veracidade para consigo mesmo.

Só quando se é capaz de ver as coisas diretamente, tais como são na realidade, sem se deixar enganar nem iludir, é que surge uma luz que permite reconhecer o caminho para o sucesso.( a aceitação, sem preguiça ou covardia, de que a herança materna e paterna do CHI, mais a herança ancestral do CHI e a herança do YANG reencarnatório é saber que as soluções verdadeiras estão dentro de nós e não em frases ou rituais externos e mistificadores. Cada um ser, que é único e sui generis- não tem igual ou clone, podemos apenas ser similares, precisa saber que seus limites estão dados a priori e que não serão nunca ultrapassados; por isto, o que é bom para o outro não pode ser bom para mim, sem crítica ou reflexão). A este reconhecimento deve seguir-se uma atuação resoluta e perseverante, pois só quem enfrenta seu destino de modo decidido o realizará. Assim, se poderá atravessar a grande água, isto é, tomar uma decisão e vencer o perigo.

IMAGEM

Nuvens se elevam no céu: a imagem da ESPERA.

Assim o homem superior come e bebe,

Assim permanece alegre e de bom humor.

Quando as nuvens se elevam nos céus, é sinal de chuva. Não há nada a fazer senão esperar que a chuva caia. O mesmo ocorre na vida quando o destino articula seus movimentos. Não se deve ceder a preocupações nem procurar moldar o destino com intervenções prematuras. Ao contrário, deve-se, com tranquilidade, fortificar o corpo, comendo ( mornos- o quente fortaleceria o movimento que não é oportuno neste momento e frios também não enfraqueceria demais o movimento e não poderíamos refletir e seríamos tomado pela spreocupações ou obsessões- e secos- a umidade turvaria a reflexão- e bebendo, e o espírito, através da alegria e do bom humor ( só um espírito alegre e leve consegue ter a calma para meditar.) o destino virá no seu tempo devido e então se estará preparado.

Finalmente, quero enfatizar a imperiosa necessidade, nesta estação, de se meditar.

Meditar não é nada exotêrico, mágico ou complicado, ao contrário é simples e fácil.

Cada um tem e deve descobrir como consegue um estado propício a meditação, caso fosse sugerir algum método, prefereria o método que Jesus Cristo propôs: Vá para seu quarto, em secreto, reze um Pai Nosso e fale com seu Deus,

Observação; seu quarto só como metafora de isolamento das influências mundanas, pode ser ao ar livre se voce conseguir este isolamento,

Abraços Epaminondas

Rolar para cima