Xantipa, mulher de Sócrates e o Baço-Pâncreas

Etimologicamente, o nome Xantipa significa cavalo loiro (ξανθός = loiro + ἵππος, -ου = cavalo). Os nomes em que aparece o radical ἵππος em grego clássico relacionam-se às famílias aristocráticas. Assim Hipócrates, que significa domador de cavalos; Filipos (Filipe), amigo, amante dos cavalos, apenas designam nomes de indivíduos pertencentes à aristocracia grega.
Sócrates contraiu matrimónio com Xantipa. Uma mulher peculiar. De carácter irascível, discutidora, verborreica. Tinha uma necessidade constante de descarregar no marido as suas cóleras, submetendo-o a incontáveis zangas.
Talvez Sócrates a tenha escolhido por esposa, para assim atingir o domínio sobre si próprio.
Um dia, quando as palavras odiosas de Xantipa já desfilavam há longas horas, Sócrates saiu de casa e sentou-se absorto num dos degraus da entrada.

Xantipa, que ainda não desabafara tudo, muniu-se de uma bacia de água suja e despejou-a em cima do marido.
Sócrates, imperturbável disse: – Com tanta trovoada, não é de estranhar que chova.
O casal teve três filhos, Lamprocles, Sofronisco, e Menexeno. dois deles crianças pequenas à época da morte de Sócrates; obviamente o gênio difícil de Xantipa, se a descrição é verdadeira, não impediu que as relações conjugais continuassem até a velhice de Sócrates.
Segundo uma tradição, Xantipa era muito mais jovem do que o filósofo ateniense, em torno de quarenta anos, como querem alguns. O filósofo ateniense teria contraído núpcias na velhice. Não há datas precisas, mas chega-se a afirmar que se teria casado com a jovem Xantipa quando ele já se aproximava dos sessenta anos.
Tudo isto acerca de Sócrates e Xantipa é muito controverso e há
várias versões.
1)Oscar Brisolara:
http://oscarbrisolara.blogspot.com.br/2014/06/xantipa-esposa-do-filosofo-grego.html
2)José Maria Alves:
http://josemariaalves.blogspot.com.br/2011/04/xantipa-mulher-de-socrates.html
Para nós vamos ficar com estas versões.
Claro que teremos uma grande chance de comete erros sérios e grosseiros na análise do canais envolvidos nestas vidas turbulentas.
Já que querem aprender MTCh, saibam que a anamnese (história da vida do cliente deve ser o mais abrangente possível.) é imprescindível. Bem como a observação do cliente em seu gestos , cor, compleição física,etc.
Não teremos isto de Sócrates e nem de Xantipa,fica, à modo de brincadeira, o exercício para entender a ação dos canais (ting em chinês ou meridianos, segundo o uso consagrado no ocidente, no entanto, errôneo)
Falar do Canal do Baço-Pâncreas é estudar um canal predominantemente YIN (ou seja dentro dele circula CHI {energia} YIN em maior proproção que CHI YANG )
Os canais de circulação de CHI ao longo do corpo formam todas as partes do corpo e garante seu manutenção e funcionamento. Eles são doze os principais canais, formam a grande circulação da Medicina Tradicional Chinesa.
Cada canal cuida e gera uma parte do corpo material, com seu funcionamento e cuidam de um aspecto das emoções e sentimentos.
O canal do Baço-Pâncreas cuida da função reguladora da hematopoiese ( regulação da formação do sangue) e da regulação do metabolismo energético (açúcares), com a consequente formação das “carnes” (matéria) do corpo.
Também o canal do Baço-Pâncreas controla a nossa capacidade de reflexão racional e meditativa, controla nossa possibilidade de gerar “coisas” para gente e para os outros.
Um canal do Baço-Pâncreas equilibrado gerará um momento de profunda reflexão da situação e dos fatos vivenciados.
Caso o Baço-Pâncreas esteja com excesso de CHI (energia) tenderemos a um estado extremo de racionalidade e meditação, gerando um vivenciar sem emoções e reações. (Está havendo um excesso de YIN além do que deveria haver e YIN gera repouso e paralisia)
Caso a situação seja de deficiência de CHI (energia) no canal do Baço-Pâncreas vamos tender a um estado  de falta de análise racional e meditativa e apresentaremos egoísmo, ciúme e sensação de perseguição ou de injustiça para conosco.
Uma vez atendendo e discutindo com uma freira minha amiga e cristã, chamada irmã CECÍLIA (verdadeiramente cristã; quem passou de algum modo pelo Colégio Nossa Senhora das Dores de Nova Friburgo vai concordar comigo), eu disse a ela que o canal do Baço-Pâncreas comandava o egoismo independentemente da educação formal ou religiosa.
Claro está que ela, muito inteligente e santa que era, discordou.
Ponderou docemente que uma boa catequese e a introspecção os valores cristãos acabariam com o egoismo.
Com muito carinho e fingindo tom de brincadeira disse a ela iria ao colégio distribuir santinhos de papel de Santa Doroteia e a tinha certeza que algumas irmãs iam ficar com os menos amassados.
Ela sorriu discretamente e disse que na sua cela tinha um “santinho” amassado.
Brincadeiras à parte,um canal do  Baço-Pâncreas em deficiência impedirá o altruísmo e a solidariedade.
Bom e a Xantipa?
Já falei dela aí em cima:
Mulher pragmática e preocupada com o sustento de sua família. Logo com excesso de YANG no canal do Baço-Pâncreas.
O YIN do Baço-Pâncreas era deficiente, não entendia o desinteresse do marido para as coisas mundanas.
Por outro lado, Sócrates que vivia de filosofar, meditar e refletir tinha como lema o “conhece-te a si mesmo”. Era escasso o YANG do Baço-Pâncreas.

.”………se a descrição é verdadeira, não impediu que as relações conjugais continuassem até a velhice de Sócrates.”
O casal produzia em equilíbrio dinâmico de YIN e YANG, embora penoso. Por isso durou. A doença e o desequilíbrio pedem a cura, quando o organismo consegue sozinho se corrigir.
Sócrates sabia, sem saber, que uma companheira reflexiva o levarei a dissolução material. E uma mulher pragmática o dosaria   o filosofar.
“..de qualquer modo.case-se. se voce tiver uma boa mulher será feliz, voce será feliz, se tiver uma mulher como a minha será filósofo….”
http://forum.cifraclub.com.br/forum/11/146706/
Amigos e alunos isto foi só uma brincadeira histórica para exercitarmos o pensamento e a lógica da Medicina Tradicional Chinesa.
Quiz demonstrar como os canais atuam.
Dúvidas se surgiram ao ponto de interessá-lo escreva e discutiremos.
Abraços e lembranças para Xantipa.

Rolar para cima